terça-feira, 26 de maio de 2009

Museu Chácara do Céu comemora o ano da França no Brasil ao ritmo de Matisse


"Não basta por cores, por muito belas que sejam, umas ao pé das outras, é preciso ainda que essas cores atuem umas sobre as outras. Senão é pura cacofonia. Jazz é um ritmo e uma significação".
(Henri Matisse, 1952)

Serão mostradas 20 pranchas impressas com a técnica au pochoir, feitas especialmente para o livro Jazz, publicado em 1947.

“O mais belo livro do século XX”, com estas palavras o crítico de arte Paulo Herkennhof sintetiza o belíssimo conjunto de desenhos feitos com tesoura, técnica desenvolvida por Matisse no início da década de 1940. Obrigado a passar longos períodos na cama e na cadeira de rodas, recuperando-se de uma delicada cirurgia, o pintor primeiro dedicou-se ao desenho e a ilustração, depois foi mais longe, combinando desenho e pintura nas colagens feitas com papeis recortados e coloridos com guache. O artista já havia utilizado os papiers collés para o estudo da obra La danse (1909), mas foi a cumplicidade do editor e crítico Tériade que o incentivou a realizar um livro de arte só com papéis colados, trabalho que mais tarde foi considerado como uma de suas obras mais importantes.

Visitação: Diariamente, exceto terças, das 12h às 17h
Ingresso: R$ 2,00 - Grátis às quartas-feiras
Não pagam ingresso: menores de 12, maiores de 65, grupos escolares, professores e guias de turismo em serviço

De 22 de maio a 30 de agosto
Local: Museu da Chácara do Céu
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93
Bairro : Santa Teresa
Cidade : Rio de Janeiro

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial